Rio, 3-12-64
e 19-12-64
Querida Ludmila
Andrea pegou sua carta, leu, fez uma cara feia e disse:" Shazam!", engatinhou a casa toda, ficou em pé apoiando-se nas grades e deu uns passinhos. vê lá se ela permite que um fedelho lhe passe à frente... Está uma gracinha, muito sapeca comendo todos os livros da estante e dando risadas. A Roberta é doida por ela e eu também. Parece até primeiro filho...Ela ficou quase 2 meses só com 2 refeições diárias 1 de leite e 1 de frutas : não aceitava mais nada e isso enfraqueceu-a muito. Mal tinha forças para se virar. Depois que eu passei o Transpulmim ela melhorou muito, passando a comer bem melhor, mas ainda tem bastante catarro. Enfim, já come mais, tem forças para tudo.
Aqui um tempo maluco : um calor asfixiante e de repente chuva.
As minhas mais velhas estão uns encantos, conversadeiras e engraçadas. Lembram-se muito de Brasilia, estão sempre viajando prai e falam na Viviane e no André, além da familia, claro.
Tia Marina com um abcesso na bunda: injeção mal dada. Há 20 dias com febre de 39 Graus... Roberto morreu de rir mas dá pena...ela mal anda.
Roberto deu uma batida dupla: bateu num carro, que bateu no da frente... enfim o maior danificado foi o Jaguar.
Aqui no edifício uma falta dágua daquelas.
Verinha já está com a chave: achou o apto mal acabado. Está triste porque vai viver sozinha e longe do jardim mas enfim, tia Vera está insuportável, está na fase de ficar doente na casa dos outros. Por esses dias tem ido para Elizabeth, ocupa um quarto e prostra-se. Zabeti está uma onça...Tia Vera diz que faz isso porque Verinha não a deixa à vontade em casa, faz pressão para Verinha se mudar, mas berra aos 4 ventos que acha um absurdo ela mudar-se. Vê se pode...Estou falando mal dela, mas meu desajuste é parecido com o dela, só que em menor escala. Se eu não tomar cuidado fico igualzinha. Costumava culpar mamãe das minhas inquietudes mas agora sei que ela em si não tem nada com isso e sim minha infância, meu meio, minha formação.
Lembra-se de uma sra. do primeiro andar que tem uma filha que ficou viúva, e andava de short preto, com 2 filhos, 1 menino e 1 menina, agora enormes, Heloisa e Carlinhos? Ela, a sra, outro dia olhando as cartas na portaria,, viu Virginia H. B. ( convite exposição) e disse : - será daquela família que morava nas Águas Férreas? Ela também morava no Largo do Boticário, perto das tias e avó ( ela lembrou-se justamente da vovó Dulce, mãe da mamãe e do Mendes de Morais, Cardoso de Menezes, Ana Amélia etc
_ Oh! Como esse mundo é pequeno, ró ró ró... Falou horas...
19/12 - João Jobim morreu, já fazem 2 semanas, eu não sabia: teve um colapso, dizem, de tanto tratar tia Maricota que andou muito mal. Agora ela está no psiquiatra e está muito melhor.
Tenho uma espinha no nariz, enorme, por dentro. Por fora inchou e meu nariz está deformado. Tenho posto Cirtopódium.
Roberto ganhou um galho prateado e enfeitou com as suas bolas.. Ficou bonitinha a árvore.
Verinha pagou 58.000,00 para receber as chaves. Quer saber se mamãe vai reembolsá-la. Não se mudou ainda por falta de gás ( e de animação também, no fundo está com medo danado de enfrentar tudo sózinha com uma criança - e é duro mesmo - ainda mais tendo que trabalhar for a e sendo descansada como ela é - quando Tia Vera está mais calma - esses dias por exemplo ( +-15 dez para cá) até nos sábados é ela quem esquenta mamadeiras e controla a criança e Verinha na moleza. É bem verdade que Verinha está muito desanimada, foi até ao psiquiatra e está tomando remédios fortìssimos.Tenho muita pena da Tesla ( bonitinha, gorda mas um pouco parada, ri pouco e pegou um catarro também há quase dois meses). Vai fazer 6 meses na próxima semana e come de 3 em 3 horas, tenha ou não vontade ( Tia Vera e Conceição enterram a comida lá dentro). nunca vi fazer força para se sentar. Tia Vera acha o Pedro genial apesar de a menina nao ficar boa. Acho que a Verinha está meio arrependida.
Agora (19-12) Andrea está muito melhor mesmo. E ainda não foi ao pediatra do IAPB. Não sei se é o suco de laranja, cenoura e tomate. É muito atirada, principalmente com rapazes. Só quer ficar em pé no carrinho, um perigo.
A carteira da mamãe está com Tia Dulce, eu que não sabia. Tia Dulce vai a Belzonte gozar férias.
Os livros da mamãe ainda não chegaram.
A Conceição não vai morar no apartamento. Frélia não quer. Verinha acha o apto mal acabado.
Ainda não providenciei a legislação postal. Não é sempre que tenho tempo de ir ao bar tentar ligações, em geral ocupadas. Vamos ver nessa semana.
Acabou-se a vontade de escrever.
Feliz Natal e um ótimo 65!
Nenhum comentário:
Postar um comentário